Nos últimos meses o Brasil tem enfrentado uma luta em combate ao vírus, onde temos como o grande vilão o mosquito Aedes aegypti.
A prefeitura de Pilõezinhos, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificando seus trabalhos em prevenção e promoção da saúde pública, principalmente, no que diz respeito ao combate ao mosquito da dengue. Nos últimos meses o Brasil tem enfrentado uma luta em combate ao vírus, onde temos como o grande vilão o mosquito Aedes aegypti.
Veja alguns serviços realizados na cidade;
- Mutirão de limpeza, panfletagem e orientações com a equipe de saúde em ruas onde a incidência de criadouros do mosquito é maior;
- Ação educativa na escola municipal Marlene Alves com os alunos, professores e funcionários;
- Entrevista na rádio local com profissionais da secretaria de saúde; palestra nas salas de espera das Unidades Básicas do nosso município;
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
O prefeito Marcelo Matias comentou sobre a situação. "Estamos trabalhando com as nossas ações para evitar que a situação se agrave. Os agentes estão realizando um grande trabalho de combate e prevenção para que os focos diminuam e que não causem doenças, mas essa é uma batalha de toda a população, e contamos com o engajamento da vocês", destacou o prefeito.
Os sintomas da doença são febre alta, mal-estar, falta de apetite, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo e dor de cabeça. Pessoas de todas as faixas etárias são suscetíveis à doença, mas idosos e indivíduos com doenças crônicas têm maior risco de apresentarem sintomas graves e complicações.
Da Assessoria de Comunicação