16-MAI-2024

#Educação POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 16 DE MAIO DE 2024

Na manhã deste dia 16, a Prefeitura Municipal de Pilõezinhos, por meio da Secretaria de Educação, realizou um evento de grande relevância: o "Café com TEA". Essa iniciativa foi pensada como uma forma de conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e o comportamento das pessoas, caracterizado por dificuldades na interação social, padrões repetitivos de comportamento e interesses restritos. Compreender melhor esse transtorno é fundamental para combater o preconceito e a discriminação enfrentados pelas pessoas com TEA, que apenas possuem uma forma diferente de perceber e interagir com o mundo ao seu redor.

O evento "Café com TEA" ocorreu no auditório da Escola Francisco Azeredo e reuniu algumas atividades voltadas para a conscientização e o compartilhamento de informações sobre o autismo. As professoras Neide e Mara, que realizam acompanhamento de alguns alunos na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), apresentaram um pouco do trabalho realizado na sala de aula com os alunos com TEA. Elas destacaram a importância de estratégias pedagógicas específicas para promover a inclusão e o desenvolvimento dessas crianças.

A psicopedagoga Simone Freitas proferiu uma palestra sobre a importância de uma rede de apoio às crianças atípicas. Ela enfatizou a necessidade de um ambiente acolhedor e inclusivo, onde cada criança seja respeitada em suas particularidades e receba o suporte necessário para seu desenvolvimento pleno.

O evento contou com a participação do secretário de educação Amauri Filho, do diretor e dos professores da Escola Francisco Azeredo, que demonstraram total apoio à iniciativa. Além disso, mães dos alunos atípicos estiveram presentes, compartilhando suas experiências e desafios enfrentados na jornada de cuidado e educação de seus filhos.

A professora Neide Mendes falou sobre a importância do evento: "A inclusão é um ato de amor. É muito importante termos o apoio das secretarias de saúde e educação para tornar não só a escola, como também todos os outros ambientes acolhedores para crianças atípicas, e para isso precisamos ao máximo conscientizar a sociedade sobre o TEA."

O "Café com TEA" foi mais do que um evento educativo; foi um momento de reflexão e sensibilização para toda a comunidade de Pilõezinhos. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade, promovendo ações que visam à construção de uma sociedade mais justa e acolhedora para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.

Prefeito Marcelo Matias investe no abastecimento de água dos Sitios Belo Horizonte e Prata

Garantir água de qualidade para a população de Pilõezinhos tem sido uma bandeira ativa na gestão