22-MAI-2024

#AssistênciaSocial POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 22 DE MAIO DE 2024

Na última terça-feira (21), Pilõezinhos foi palco da 9ª edição da Caminhada "Faça Bonito", uma iniciativa da campanha "Maio Laranja", que visa mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar ativamente na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento foi organizado e executado pelo Conselho Tutelar de Pilõezinhos, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação.

Desde 2016, o Conselho Tutelar de Pilõezinhos e a Secretaria de Assistência Social têm promovido diversas atividades na semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Este ano, as atividades começaram na segunda-feira (13) com palestras ministradas pela equipe do CREAS Alagoinha, destinadas aos agentes de saúde, motoristas da Secretaria de Saúde e cuidadores da rede municipal de educação.

As atividades se prolongaram ao longo da semana com a distribuição de panfletos informativos, palestras em salas de aula das escolas das zonas rural e urbana, e rodas de conversa sobre o tema nas salas de espera das UBS. No dia de ontem, foi realizada a tradicional caminhada, que começou na Praça Verônica Cavalcanti, no Conjunto Mandaú, em frente à sede do CRAS, e percorreu as ruas da cidade até a Praça Central São Sebastião. O evento reuniu alunos de todas as escolas da zona rural e urbana, e contou com apresentações artísticas dos alunos do Colégio Sílvio Porto e do Colégio Marlene Alves.

Após a caminhada, houve falas de autoridades e a distribuição de sorvete e pipoca para os alunos, proporcionando um momento de confraternização e conscientização. Durante o ato, estiveram presentes o Prefeito Marcelo Matias, a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama Eliane Santos, os representantes do poder legislativo Marinaldo Justo e Tizil, conselheiros tutelares, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino, a coordenadora e a assistente social do CREAS, Mércia e Heliene, além de centenas de munícipes que compareceram para reforçar essa luta de enorme importância.

Durante a 9ª edição da Caminhada "Faça Bonito", o Prefeito Marcelo Matias ressaltou a relevância do evento para a comunidade de Pilõezinhos. Em sua fala, ele enfatizou: "Este evento é fundamental para nossa cidade porque conscientiza e mobiliza a sociedade contra uma questão extremamente grave, que é o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A presença em massa da população, dos nossos alunos, professores e demais pilõezinhenses demonstra que nosso povo está unido na luta por um futuro seguro para os nossos jovens."

A caminhada "Faça Bonito" é um reflexo do compromisso contínuo da comunidade de Pilõezinhos em proteger suas crianças e adolescentes, promovendo um ambiente seguro e acolhedor. A Prefeitura Municipal, por meio de suas diversas secretarias, continua empenhada em promover ações de conscientização e prevenção, reafirmando seu compromisso com o bem-estar e a segurança de todos os seus cidadãos.

Da Ascom/PMP

Prefeito Marcelo Matias investe no abastecimento de água dos Sitios Belo Horizonte e Prata

Garantir água de qualidade para a população de Pilõezinhos tem sido uma bandeira ativa na gestão