Prefeitura de Pilõezinhos Garante Pagamento do Piso Nacional do Magistério a Professores Contratados.
Projeto enviado pelo prefeito Marcelo Matias e aprovado pela Câmara Municipal assegura equiparação salarial para professores contratados.
Na manhã da última terça-feira (04), a Câmara Municipal de Pilõezinhos aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 013/2025, de autoria do Executivo Municipal, que equipara os vencimentos dos professores contratados ao piso nacional do magistério. A medida, encaminhada pelo prefeito Marcelo Matias, é um importante avanço na valorização dos profissionais da educação que atuam no município.
De acordo com o texto da lei, a equiparação tem como objetivo garantir isonomia salarial entre os professores efetivos e os contratados, reconhecendo a relevância de ambos no processo educacional. "Essa é uma forma de valorizar a classe dos professores, que têm um papel muito importante na formação das nossas crianças e adolescentes. A educação é a base de tudo, e a nossa gestão tem trabalhado para oferecer melhores condições de trabalho e remuneração aos profissionais da rede municipal", destacou o prefeito Marcelo Matias.
O atual piso salarial do magistério está em vigor nacionalmente por meio da Lei Federal nº 11.738/2008, e embora a legislação nacional estabeleça o pagamento do piso aos profissionais do magistério, nem todos os municípios cumprem integralmente essa regra, especialmente para professores contratados. Nesse cenário, com a nova lei, Pilõezinhos se destaca como referência entre municípios que priorizam a valorização profissional no setor educacional, assegurando direitos e fortalecendo a qualidade do ensino público.
"Vamos seguir investindo na educação, porque entendemos que ela é a chave para o futuro da nossa cidade. Estamos sempre observando as demandas da educação e atuando fortemente para melhorar a rede municipal de ensino, com investimentos em equipamentos, cursos de capacitação, melhoria na infraestrutura das escolas e valorização dos profissionais que fazem a diferença no dia a dia. Essa conquista é mais um passo nesse caminho", completou Marcelo.