Profissionais que fazem parte da Secretaria Municipal de Educação de Pilõezinhos participaram, nesta segunda-feira (21), do Encerramento da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que foi realizado na Escola Municipal Marlene Alves. A formação é destinada aos professores que atuam na Educação Infantil, professores alfabetizadores e coordenador pedagógico.
Na ocisão, os professores da rede municipal de ensino trabalharam os eixos de aprendizagem dinamizando o trabalho dos educadores com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos das escolas do município.
PNAIC/EDUCAÇÃO INFANTIL: Formação de professoras e tutores da Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.
PNAIC / ALFABETIZAÇÃO: Formação que objetiva oferecer suporte didático-pedagógico aos professores e aos coordenadores pedagógicos para que estes possam concretizar os direitos de aprendizagem dos alunos.
PNAIC / EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL/PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: Formação específica para atender as Unidades Escolares dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental – especificamente do 4° ao 9° ano, que estão inseridas na política de Educação em Tempo Integral/Programa Novo Mais Educação.
O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
No turno da tarde foi realizada uma palestra sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com a Educadora Social Ozana Paulino (CREAS – Regional Alagoinha), que falou sobre violação dos direitos e dos meios que se pode chegar às autoridades para que sejam feitas denúncias relacionadas à Exploração Sexual. Ozana também falou dos diversos perfis dos abusadores e enfatizou que “a vítima jamais terá culpa de ter sido abusada”.
A educadora social também enfatizou a diferença entre Abuso e Exploração Sexual:
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
Ao final da palestra, a equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) realizou uma encenação com o tema “Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime – Denuncie!”.
A intenção do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.
Da Assessoria
Prefeitura Municipal de Pilõezinhos