A Prefeitura de Pilõezinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última segunda-feira (09), a solenidade de encerramento do Curso Básico de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua da modalidade visuogestual oficial do Brasil, regulamentada pela Lei Federal nº 10.436/2002 e, tal como outras línguas naturais, possui vários níveis linguísticos, como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. É por meio da LIBRAS que a comunidade surda, formada no Brasil por cerca de 10 milhões de pessoas, se comunica.
Pensando em tornar a educação e serviços de assistência em nosso município ainda mais inclusivo, a Prefeitura de Pilõezinhos ofertou esse curso aos profissionais de educação e servidores da assistência social de nosso município, com uma carga horária de 60 horas e ministrado pelo professor Jonatas Tavares Pessoa. As aulas ocorriam às quartas-feiras à noite e tiveram início no mês de junho do ano de 2022, e seu encerramento em 30 de novembro do mesmo ano.
Ocorrido no Bar do Neném, no Conjunto Mundaú, o evento reuniu os mais de 20 alunos concluintes, o professor do curso, Jonatas Tavares Pessoa, o prefeito Marcelo Matias, seu vice, Beto Barbosa, a secretária de assistência social, Eliane Santos e o secretário de finanças, Pádua Alves.
Durante o evento de encerramento do curso, foi servido aos presentes um grande jantar, oferecido pela Prefeitura de Pilõezinhos, além de entregue os certificados a todos os concluintes.
Gerlane Gomes, uma das alunas concluintes, fez um breve relato acerca da experiência de ter participado do curso: “Foi uma experiência muito boa. Pude aprender bastante com o professor Jonatas e certamente irei buscar aperfeiçoar ainda mais o estudo em LIBRAS, que é uma importantíssima forma de comunicação e de inclusão das pessoas surdas. Portanto, desenvolver esse curso aqui em Pilõezinhos demonstra o interesse e comprometimento da Prefeitura em acabar com a exclusão de pessoas surdas e tornar nosso município um lugar menos desigual.
Assessoria de Comunicação